STF já tem data para iniciar julgamento de ação penal contra Carla Zambelli por invasão ao sistema do CNJ

STF já tem data para iniciar julgamento de ação penal contra Carla Zambelli por invasão ao sistema do CNJ

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal marcou para o dia (9) o início do julgamento da ação penal contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti, acusados de envolvimento na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O processo será analisado no plenário virtual da Corte e tem previsão de encerramento no dia (16), salvo se houver pedido de destaque ou vista por parte de algum ministro.

A ação penal foi instaurada em maio de 2024, quando os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino acolheram a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Agora, os magistrados deverão deliberar sobre a eventual condenação ou absolvição dos réus, fixando as penas em caso de condenação.

De acordo com a denúncia, Carla Zambelli teria atuado na coordenação da invasão aos sistemas do Poder Judiciário, com o objetivo de manipular dados oficiais. A execução direta da ação, segundo o Ministério Público, ficou a cargo de Delgatti, que teria cometido os atos ilícitos entre agosto de 2022 e janeiro de 2023.

A Procuradoria-Geral da República requer a condenação dos réus pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

A defesa da parlamentar, representada pelo advogado Daniel Bialski, solicitou que o julgamento ocorra no plenário físico do Supremo, para que haja sustentação oral. Até o momento, não houve decisão sobre o pedido.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário