Trajetória do desembargador Deusdedit Maia é celebrada em livro lançado na UFRN

Trajetória do desembargador Deusdedit Maia é celebrada em livro lançado na UFRN

O desembargador aposentado Deusdedit Maia, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), foi homenageado durante o lançamento do livro "Construtores do Poder Judiciário no Rio Grande do Norte - Homenagem ao Desembargador Deusdedit Maia". O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (23/9) no auditório de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), integrando a programação do 27º Seminário de Pesquisa do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da universidade.

Estiveram presentes desembargadores Amílcar Maia, Glauber Rêgo, Dilermando Mota e Sandra Elali, o presidente da Associação dos Magistrados do RN, juiz Artur Cortez Bonifácio, o procurador da República Edilson França, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Emmanoel Pereira, o reitor da UFRN, professor Daniel Diniz, o ex-senador José Agripino Maia, além dos professores organizadores da obra, Erick Pereira e Anderson Lanzillo. Familiares, estudantes e egressos do curso de Direito também acompanharam a solenidade.

O professor Erick Pereira, organizador da homenagem, definiu a trajetória do magistrado como "uma merecida homenagem a um magistrado cuja trajetória de credibilidade, de liderança, de amizade e de gratidão se confunde com a própria história do Poder Judiciário potiguar".

O desembargador Amílcar Maia, filho do homenageado, destacou que o lançamento representa "um reconhecimento pelo trabalho de uma vida inteira, feito por um juiz que dedicou grande parte de sua trajetória ao fortalecimento do Judiciário Potiguar". Ele recordou que seu pai exerceu a magistratura em época anterior à informatização, quando sequer existiam máquinas de datilografia em todos os fóruns.

A estudante Laísa Martins, integrante da diretoria do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, avaliou que o lançamento constituiu "o evento mais engrandecedor de toda a programação do 27º Seminário de Pesquisa do CCSA", considerando de grande impacto o acesso à produção jurídica de toda uma vida profissional.

O desembargador Deusdedit Maia integrou o Pleno do TJRN entre 1981 e 2004, exercendo a vice-presidência no biênio 1983-1984 e a presidência no período 1991-1992. Presidiu a Câmara Criminal por mais de dez anos, deixando precedentes que permanecem na jurisprudência local.

A desembargadora Sandra Elali ressaltou que o homenageado "sempre zelou pelo prestígio da Justiça, praticando seu ofício com competência, independência, serenidade e exatidão". O ex-senador José Agripino Maia acrescentou que a homenagem refere-se "à Justiça e a qualidade da Justiça que ele personifica", classificando-o como "ícone" da magistratura potiguar.

Com informações do TJRN

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário