“Força do povo na defesa da democracia”: Gilmar manifesta apoio a atos contra PL da Anistia e PEC da Blindagem
O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou suas redes sociais para elogiar as manifestações populares que mobilizaram diversas cidades do país no domingo (21/9). Os atos, que reuniram a esquerda brasileira, foram contra o Projeto de Lei (PL) da anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, que busca restringir a punição judicial de parlamentares.
Mendes classificou as manifestações como "a prova viva da força do povo brasileiro na defesa da democracia". O ministro destacou o apoio demonstrado ao Supremo Tribunal Federal, afirmando que a Corte "esteve, mais uma vez, à altura da sua história, cumprindo com coragem e firmeza a missão de proteger as instituições e responsabilizar exemplarmente os que atentaram contra o Estado Democrático de Direito".
"Graças à atuação vigilante do STF e à mobilização da sociedade, o Brasil reafirma que não há espaço para rupturas ou retrocessos. Não por acaso, a bandeira que se estendeu nas ruas foi a do Brasil, símbolo maior da nossa soberania e da unidade nacional", acrescentou o decano.
Mendes também sugeriu que essa "energia democrática" seja transformada em um "grande pacto nacional entre Executivo, Legislativo e Judiciário".
Confira a publicação na íntegra a seguir:

Comentários (0)
Deixe seu comentário