Com enfoque no consensualismo, TCU promove encontro com especialistas nos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

Com enfoque no consensualismo, TCU promove encontro com especialistas nos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor

Nesta quarta-feira, das 9h às 13h, o Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), promove o evento “35 anos do Código de Defesa do Consumidor: Reflexões de como o consensualismo pode auxiliar na entrega de serviços públicos de qualidade ao cidadão”. 

O objetivo é auxiliar a população a evitar abusos e encontrar saídas para entraves quanto à prestação de serviços pela Administração Pública. O encontro acontece no Auditório Ministro Pereira Lira, no edifício-sede do Tribunal, e será transmitido pelo canal do TCU no YouTube.

O evento reúne auditores de controle externo do TCU e especialistas de agências reguladoras, Judiciário e institutos de defesa do consumidor para debater alternativas para garantir a proteção dos direitos da população ao utilizar serviços públicos essenciais como saúde, energia, comunicação, saneamento básico e transporte.

A mesa de abertura será composta pelo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, e pelo titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Paulo Henrique Pereira. Após, terão início os painéis sobre “O consensualismo como forma de solução de demandas estruturais de consumo” e “A atuação das agências reguladoras contra abusos do mercado”.

Participarão do primeiro painel Adriano Miranda, superintendente da ANAC; Ana Carolina Roman, desembargadora federal do TRF-1; André Ruelli, superintendente da ANEEL; e Walter Moura, presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB Nacional.

Já no segundo painel os expositores serão Daniel de Araújo, superintendente da ANATEL; Vitor Hugo do Amaral, diretor do DPDC da SENACON; Ulisses Rabaneda, conselheiro do CNJ; e Wadih Damous, diretor-presidente da ANS.

Participação presencial: clique aqui e se inscreva.

Participação on-line: clique aqui e se inscreva.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Lançado em setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor brasileiro representou um avanço nas relações entre clientes e empresas e entre sociedade e Administração Pública. Isso porque garantiu uma série de direitos às pessoas que compram ou utilizam bens e serviços no país. Prova disso é que países da América Latina (como Argentina, Chile e México) utilizaram o código brasileiro como referência para criar ou instituir seus regulamentos, a fim de conferir maior transparência em suas relações comerciais.


Confira aqui a programação completa.

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário