Presidente da CAAMG Ângela Botelho recebe título de cidadania honorária de Belo Horizonte
A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Ângela Botelho, foi agraciada, nesta quarta-feira (13/08), com o título de cidadã honorária de Belo Horizonte, no Plenário Amintas de Barros, na Câmara Municipal da capital mineira.
Nascida em Uberlândia, no Triângulo mineiro, Ângela Botelho disse que é uma grande satisfação ser homenageada com a cidadania honorária. “É com imensa honra e o coração transbordando de alegria que saúdo a cada um de vocês, agora não apenas como uma profissional, mas como uma cidadã de Belo Horizonte. E que sentimento agradável é este! Eu abraço Belo Horizonte com a promessa de continuar honrando esta cidade com meu trabalho e minha história”, ressaltou.
A honraria reconhece a contribuição de Ângela para a advocacia mineira ao longo de mais de 30 anos de carreira, além de 24 anos dedicados ao Sistema OAB-MG. Em janeiro deste ano, ela assumiu a presidência da CAAMG para o mandato 2025-2027 e se tornou a primeira mulher a presidir a instituição em 80 anos. “Sou grata por ter participado desse movimento que quebrou barreiras e abriu caminhos para novas gerações. Na CAAMG, a minha gestão é movida pelo desejo simples: cuidar da advocacia mineira”, afirmou.
A iniciativa foi originada a partir de requerimento da autora do projeto, vereadora Michelly Siqueira (PRD). Ela disse que “esse momento é ainda mais simbólico porque estamos no Mês da Advocacia, um período em que celebramos a nossa profissão, reafirmamos as nossas lutas e rendemos homenagens a quem contribui para fortalecer, dignificar, a classe. Doutora Ângela, a sua trajetória é marcada pela competência, pela ética e, sobretudo, pelo cuidado humano com cada advogado e cada advogada. Você traz consigo valores que inspiram todos nós: coragem, representatividade e compromisso com a nossa classe.
O presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, prestigiou a cerimônia e afirmou que “é uma noite extremamente especial para a Advocacia de Minas Gerais ver aqui a presidente da Caixa de Assistência da Advocacia, a presidente Ângela Botelho, receber esta homenagem do povo de Belo Horizonte, aprovada a unanimidade por essa casa. A homenagem reforça a ideia de que vale muito a pena a dedicação, o trabalho e a seriedade com que conduzimos os nossos atos”.
CURRÍCULO
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e pós-graduada pela mesma instituição. Ângela Botelho é advogada inscrita na OAB-MG desde 1992. É sócia-fundadora do Botelho Sociedade de Advogados, com atuação nas áreas trabalhista, previdenciária, cível, de família e sucessões. Na OAB-MG, foi Vice-Presidente (2022-2024) e presidiu a Subseção de Uberlândia por dois mandatos consecutivos, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Também exerceu funções de Vice-Presidente, Conselheira Subseccional, Secretária-Geral Adjunta e membro de comissões temáticas.
PRESENÇAS
Compuseram a mesa de honra o vice-presidente da CAAMG, Marco Antônio Freitas, e o diretor tesoureiro, Diogo Lustosa; o diretor tesoureiro da OAB-MG, Fabrício Almeida; o conselheiro federal, Sérgio Murilo Braga; representando as Subseções, a presidente da OAB de São Gotardo, Vanessa Duarte; e o vice-Presidente e corregedor do TRE-MG, Carlos Henrique Perpétuo Braga.
Comentários (0)
Deixe seu comentário