Polícia Federal prende quatro advogados suspeitos de integrar o Comando Vermelho

Polícia Federal prende quatro advogados suspeitos de integrar o Comando Vermelho

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (6) 4 advogados suspeitos de integrar o núcleo jurídico e operacional de uma facção criminosa com atuação no sistema prisional do estado do Amazonas.

A operação, denominada Roque, é um desdobramento da Operação Xeque-Mate. Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Federal do Amazonas.

De acordo com as investigações, os profissionais, que possuíam acesso privilegiado a unidades prisionais, estariam replicando ordens, bilhetes e deliberações estratégicas da organização. Os advogados estariam simulando atos de advocacia para encobrir comunicações ilícitas e repasses financeiros.

A atuação dos investigados visava manter a hierarquia criminosa entre lideranças internas e externas, permitindo a continuidade de ordens de caráter interestadual e transnacional.

Durante a ação, foram cumpridos 4 mandados de prisão preventiva e 5 de busca e apreensão em endereços residenciais e profissionais localizados em Manaus/AM. A operação resultou na apreensão de equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e valores em espécie, que serão submetidos à análise pericial.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB/AM) acompanhou toda a operação, garantindo o cumprimento das garantias legais e o respeito às prerrogativas profissionais dos investigados. A entidade reforçou que o acompanhamento visou assegurar a observância dos preceitos constitucionais que regem o exercício da advocacia no Estado Democrático de Direito.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM) é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social. O grupo visa promover a integração e a cooperação entre as forças de segurança em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário