Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

Ministério Público da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli

O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está detida preventivamente no país. A prisão foi determinada pela Corte de Apelação de Roma, que avaliou haver alto risco de fuga por parte da parlamentar.

Zambelli entrou em território italiano pouco depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar sua prisão preventiva no Brasil. A ordem foi expedida em 4 de junho de 2025, em cumprimento a uma sentença condenatória.

A deputada já possui duas condenações no STF. Na primeira, foi sentenciada a 10 anos de prisão pelos crimes de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, em associação com o hacker Walter Delgatti Neto. Após essa decisão, deixou o país e foi presa na Itália em julho, em ação conjunta entre as autoridades brasileiras e italianas.

Na segunda condenação, Zambelli recebeu pena de 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Além da pena, deverá pagar multa correspondente a 400 salários mínimos da época dos fatos, ocorridos em 2022, com correção monetária. A decisão também determina a perda do mandato parlamentar, a ser efetivada quando não houver mais possibilidade de recursos.

Com informações da CNN Brasil

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário