Com Fachin na COP 30, ministro Alexandre de Moraes preside sessão do STF pela primeira vez 

Com Fachin na COP 30, ministro Alexandre de Moraes preside sessão do STF pela primeira vez 

Nesta quinta-feira (6), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Alexandre de Moraes, presidiu uma sessão do Plenário pela primeira vez. Ele substitui interinamente o presidente, ministro Edson Fachin, que cumpre agenda em Belém (PA) na Cúpula do Clima, em programação que antecedente a COP30. A ministra Cármen Lúcia destacou a honra de tê-lo na condução dos trabalhos interinamente. Em nome do Ministério Público, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, sinalizou a alegria de participar desse momento.  

O ministro Dias Toffoli também fez referência à admiração que sente pelo ministro Alexandre de Moraes, seu colega desde a Universidade de São Paulo (USP), em 1986. “Para mim, é uma alegria vê-lo nessa cadeira cumprindo seu papel como vice-presidente. Vossa Excelência tem a coragem, que é a maior virtude de um homem e de um juiz”, destacou. 

Toffoli ainda falou sobre o reconhecimento que todos que passam por essa cadeira merecem. “Vossa Excelência ainda terá o seu momento de titularidade, mas eu não poderia, neste momento, deixar de dizer essas palavras de amigo, não de colega, mas de brasileiro, porque o Brasil deve muito a Vossa Excelência.” 

Os outros ministros também o cumprimentaram, com destaque para o ministro Flávio Dino, que lembrou a importância de o vice-presidente conduzir, na sessão de hoje, um processo cuja controvérsia que tem a mesma idade que a Constituição Federal de 1988: a Ação Direta por Omissão (ADO 55), em que se discute se há omissão do Congresso Nacional em regulamentar o imposto sobre grandes fortunas. 

Fonte: STF

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário