Para Gilmar Mendes, Messias tem perfil adequado para ocupar cadeira no STF

Para Gilmar Mendes, Messias tem perfil adequado para ocupar cadeira no STF

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta terça-feira, 25, que considera o advogado-geral da União, Jorge Messias, preparado para ocupar a vaga aberta no STF após a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.

Durante participação em um evento em Roma, na Itália, Gilmar afirmou que Messias tem demonstrado capacidade técnica e boa interlocução institucional. Ele também mencionou a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU) na recente crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, que culminou na decisão do então presidente norte-americano Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo o ministro, Messias foi um dos principais articuladores do governo na condução do tema.

A indicação de Messias ao Supremo foi oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada. O nome do advogado-geral segue agora para análise no Senado Federal, onde passará pela sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou a sabatina para o dia 10. Caso receba parecer favorável na comissão, a indicação será encaminhada ao plenário, onde Messias precisará obter ao menos 41 votos para ser confirmado como novo ministro do STF.

Com informações do Estadão

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário