Lula acerta com Alcolumbre e prepara indicação de Messias ao STF após retorno da Ásia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para a Indonésia e Malásia nesta terça-feira (21) sem oficializar o nome do seu indicado para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso. Antes de viajar, Lula se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre para externar sua decisão de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Lula só retornará no início da próxima semana, quando vai anunciar o nome de Messias para suceder Barroso no STF. O presidente ainda deverá conversar com o senador Rodrigo Pacheco, que era o nome preferido de Alcolumbre e de ministros do Supremo, como Gilmar Mendes e Flávio Dino.
No encontro com Alcolumbre, Lula reafirmou que a indicação de nomes para o STF é atribuição exclusiva do presidente da República e que não aceitará sugestões. Ao que tudo indica, Alcolumbre concordou com a posição.
Antes da indicação formal de Messias, Lula pretende realizar um trabalho político mais amplo para assegurar que o processo de aprovação no Senado transcorra com rapidez e tranquilidade. O acerto com Alcolumbre representa parte dessa articulação.
A expectativa é de que a aprovação ocorra ainda em 2025, permitindo que o atual ministro da AGU assuma a vaga no STF antes do recesso do Judiciário, em meados de dezembro.
Comentários (0)
Deixe seu comentário