Justiça italiana cobra informações sobre presídios do Brasil em processo de extradição de Carla Zambelli

Justiça italiana cobra informações sobre presídios do Brasil em processo de extradição de Carla Zambelli

A Justiça italiana encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um conjunto de perguntas sobre as condições do sistema prisional brasileiro. As dúvidas precisam ser esclarecidas para que avance o processo de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP).

O envio dos questionamentos ocorreu após a Corte italiana interromper, na semana passada, o julgamento do pedido feito pelo governo brasileiro. A análise será retomada no dia 18 deste mês, depois da resposta oficial do STF. Moraes tem até 14 de dezembro para prestar as informações solicitadas, conforme comunicado repassado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça.

Entre as dúvidas apresentadas pelas autoridades italianas estão: qual unidade prisional receberia Zambelli em caso de extradição; quais são as condições dos presídios femininos no país; se há episódios de violência ou intimidação contra detentas; e se a polícia penal dispõe de meios para manter a ordem nas unidades.

FUGA E PEDIDO DE EXTRADIÇÃO

Zambelli foi detida em Roma, em julho deste ano, enquanto tentava escapar do mandado de prisão expedido por Alexandre de Moraes. Portadora de dupla cidadania, ela deixou o Brasil na tentativa de obter asilo político na Itália, logo após ser condenada pelo STF a dez anos de prisão por participação na invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.

A investigação concluiu que Zambelli idealizou o ataque hacker que resultou na criação fraudulenta de um mandado de prisão contra Moraes. Walter Delgatti, responsável pela execução do hackeamento, confirmou que agiu a mando da deputada e também foi condenado.

O pedido de extradição foi formalizado pelo STF em 11 de junho e, posteriormente, encaminhado ao governo italiano pelo Itamaraty. Paralelamente, Zambelli responde na Câmara dos Deputados a um processo que pode levar à cassação de seu mandato.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário