“Um voto de confiança”: Cristiano Zanin recebe Colar de Mérito Judiciário do TJ-SP

“Um voto de confiança”: Cristiano Zanin recebe Colar de Mérito Judiciário do TJ-SP

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, foi agraciado com a mais alta honraria concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP): o Colar do Mérito Judiciário. A solenidade, que foi realizada no Palácio da Justiça, celebrou a trajetória de Zanin, dedicada a quase 25 anos na advocacia antes de ingressar na Suprema Corte.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJ-SP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo ministros do STF e representantes do sistema de Justiça.

O Colar do Mérito Judiciário, instituído em 1973, reconhece serviços prestados à cultura jurídica, com especial ênfase no Judiciário paulista. Zanin recebeu a comenda das mãos da desembargadora Silvia Rocha. Em seu discurso, o ministro expressou sua profunda honra e reafirmou seu compromisso com os valores que sustentam a Justiça brasileira.

"NASCEU PARA A DEFESA DA DEMOCRAIA"

Zanin relembrou sua passagem pelo TJ-SP como estagiário e conciliador, destacando as "lições preciosas" que carrega até hoje. Ele classificou a honraria como um "voto de confiança" do maior corpo de magistrados e servidores do país. "Que esta honraria sirva como lembrete permanente de que o exercício da jurisdição exige coragem, serenidade e fidelidade aos princípios democráticos e muito trabalho", afirmou o ministro.

Representando a presidência do STF, o vice-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou o orgulho de um paulista ao receber tal homenagem. Ele descreveu Zanin como um juiz ponderado e competente, destacando sua atuação em julgamentos complexos, como o da "trama golpista". Moraes fez questão de reforçar que Zanin "nasceu para a defesa da democracia", fazendo alusão ao fato de que o ministro faz aniversário no dia 15 de novembro, data da Proclamação da República.

O desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, orador em nome do TJ-SP, enalteceu a carreira de Zanin e sua participação em decisões relevantes, como a implementação do juiz das garantias e o acesso de mulheres a concursos de forças de segurança.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente do TJ-SP, Fernando Antonio Torres Garcia, destacou a unanimidade da escolha do ministro. "Diante da sugestão, a unanimidade logo se fez presente", declarou, enaltecendo a competência e retidão que Zanin representa.

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário