Habemus ministro: Lula deverá oficializar a indicação de Jorge Messias para o STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu indicar o atual ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga no Supremo Tribunal Federal deixada pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. A informação foi confirmada por cinco fontes do governo e aliados do presidente e divulgada pelo Portal Metrópoles na noite desta quinta-feira (16).
Messias será proposto para a vaga aberta com a saída antecipada de Barroso, que poderia permanecer no STF até completar 75 anos, mas optou por se aposentar aos 67. A expectativa é que o anúncio oficial da indicação ocorra nos próximos dias, submetendo o nome à sabatina e aprovação pelo Senado Federal.
Entre os candidatos considerados para a vaga, o ministro da AGU era apontado como o mais próximo do presidente Lula, contando com apoio principalmente de lideranças do Partido dos Trabalhadores e políticos da bancada evangélica. Inclusive, nesta quinta-feira, Messias participou de agenda do presidente Lula com lideranças da Igreja Assembleia de Deus.
Jorge Messias, de quarenta e cinco anos, é procurador da Fazenda Nacional desde 2007. Caso confirmado pelo Senado, poderá permanecer como ministro do Supremo Tribunal Federal pelos próximos trinta anos, de acordo com as regras vigentes.
O atual advogado-geral da União assumiu o cargo em janeiro de 2023, no início do terceiro governo Lula. Anteriormente, atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República durante o governo de Dilma Rousseff.
Com a escolha de Messias, Lula deixou de indicar o senador Rodrigo Pacheco, que recebia apoio dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
A Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto informou não comentar sobre indicações presidenciais ao STF e afirmou ainda não haver nenhum anúncio oficial previsto. Após a publicação das informações, Jorge Messias declarou não ter recebido qualquer convite formal. No entanto, as fontes da reportagem mantêm a informação de que Messias foi o escolhido pelo presidente Lula.
Com informações do Metrópoles
Comentários (0)
Deixe seu comentário