Vanessa Mateus assume presidência da AMB para o triênio 2025–2028: “sem juiz forte, não teremos um Poder Judiciário forte.”
A juíza Vanessa Mateus tomou posse no cargo de presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2025–2028, em solenidade realizada na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A cerimônia marcou a consolidação de um projeto institucional construído de forma coletiva ao longo dos últimos anos, com foco na valorização da magistratura, no fortalecimento das prerrogativas e na unidade associativa.
Ao assumir a presidência da entidade, que completa 76 anos de história e reúne mais de 14 mil associadas e associados em todo o país, Vanessa Mateus reafirmou o compromisso de dar continuidade a uma atuação institucional firme, responsável e permanente, tendo as juízas e os juízes como ponto de partida e de chegada da ação associativa.
“A magistratura está de pé e assim pretende continuar pelos próximos anos”, afirmou. “Sem um juiz forte, não teremos um Poder Judiciário forte.”
Em seu discurso de posse, a presidente destacou o papel histórico da AMB como instituição nacional de representação da magistratura e a importância do diálogo permanente com as 39 entidades filiadas, ressaltando a atuação responsável da associação nos debates institucionais de interesse do Poder Judiciário.
“A AMB é uma instituição voltada ao fortalecimento do Poder Judiciário como Poder soberano e fundamental para o Estado Democrático de Direito. O papel da AMB é manter-se atenta, não se omitir e participar dos debates de forma institucional, sem ideologias políticas.”
A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades dos Três Poderes, entre elas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o ex-ministro Luís Roberto Barroso; e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Também prestigiaram o evento ministros dos tribunais superiores, integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), representantes de entidades da magistratura federal e trabalhista e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
SUCESSÃO
A juíza Vanessa Mateus assume a presidência da AMB após a gestão do juiz Frederico Mendes Júnior (2023–2025), marcada pelo fortalecimento institucional da associação, pela defesa firme das prerrogativas e pela valorização da magistratura como eixo central da atuação associati
Na transmissão do cargo, Frederico Mendes Júnior agradeceu à Diretoria Executiva e aos dirigentes regionais pelo trabalho conjunto desenvolvido ao longo do mandato.
“Vocês são a alma da AMB”, afirmou. “Os magistrados e magistradas me colocaram no lugar mais honroso da magistratura.” Ao se referir à sucessora, o magistrado destacou a liderança e a preparação institucional de Vanessa Mateus.
“A AMB terá a melhor diretoria que poderia ter e seguirá fortalecida sob a presidência da juíza Vanessa Mateus. Estou certo de que os próximos anos darão continuidade a um trabalho institucional sólido, construído com diálogo, firmeza e unidade”, afirmou.
PERFIL DA PRESIDENTE
Magistrada desde 2000, Vanessa Mateus é titular da 8ª Vara Cível Central de São Paulo. Na Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), exerceu diversos cargos de liderança e, em 2020, tornou-se a primeira mulher a presidir a entidade em mais de 70 anos de história, sendo reeleita para o biênio 2022–2024. Na AMB, integrou a Diretoria Executiva como coordenadora de Justiça Estadual na gestão 2023–2025.
CONHEÇA A NOVA DIRETORIA:
PRESIDENTE
- Vanessa Ribeiro Mateus (SP)
VICE-PRESIDENTES
- Alexandre José Gonçalves Trineto (PB)
- Carlos Alberto Martins Filho (DF)
- Cristiano Vilhalba Flores (RS)
- Deise Holder da Silva Martins (RN)
- Eunice Bitencourt Haddad (RJ)
- Felipe Augusto de Magalhães Calvet (PR)
- Gustavo Adolfo Plech Pereira (SE)
- Líbio Araújo Moura (PA)
- Marcel Ferreira Dos Santos (PR)
- Marcelo Pizolati (SC)
- Mário José Esbalqueiro Junior (MS)
- Rosimere das Graças do Couto (MG)
SECRETARIA-GERAL - Tiago Souza Nogueira De Abreu (MT)
TESOURARIA - Maria Isabel de Lourdes Silva (DF)
ENM - Nelson Missias de Morais (MG)
COORDENADORES - Anderson Furlan Freire da Silva (PR)
- Bruno José Perusso (SP)
- Fábio Duarte Fernandes (RS)
- Patrícia Machado Carrijo (GO)
- Pedro Cauby Pires de Araújo (SP)
CONSELHO FISCAL - Fabíola Cristina Inocêncio (RO)
- Hélio Pinheiro Pinto (AL)
- Luís Márcio Nascimento Albuquerque (AM)
- Marianne Judice De Mattos (ES)
- Thiago Brandão de Almeida (PI)
Comentários (0)
Deixe seu comentário