Ricardo Lewandowski se despede do ministério da justiça; sucessor da pasta ainda não foi definido

Ricardo Lewandowski se despede do ministério da justiça; sucessor da pasta ainda não foi definido

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, oficializou seu pedido de demissão nesta quinta-feira (8). O comunicado foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva antes da cerimônia que marca o aniversário dos atos de 8 de janeiro.

A saída ocorre menos de um ano após Lewandowski assumir a pasta, em fevereiro de 2024, logo após sua aposentadoria no Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é que a exoneração oficial seja publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (9).

DESAFIOS

A gestão de Lewandowski foi marcada pelo forte protagonismo do debate sobre segurança pública no Brasil e na América Latina. O ministro deixou o cargo em meio ao avanço de organizações criminosas e episódios de violência urbana decorrentes de disputas entre facções.

Sob o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública estão a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional, órgãos fundamentais para o Estado.

O governo ainda não anunciou o nome que substituirá o magistrado aposentado no comando das forças de segurança federais.

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário