Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa toma posse como nova desembargadora do TJ-RN

Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa toma posse como nova desembargadora do TJ-RN

Em cerimônia no gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN), a juíza Martha Danyelle Sant’Anna Costa Barbosa tomou posse, na quinta-feira (4/9), como a mais nova desembargadora do TJ-RN. A magistrada chega à segunda instância por critério de merecimento, após 31 anos de carreira, em um ato que também marca a aplicação de ações afirmativas de gênero no judiciário potiguar.

A nova desembargadora, que obteve a primeira colocação na lista tríplice para o cargo, destacou sua expectativa de contribuir para o colegiado. "A minha expectativa é contribuir com o colegiado para a distribuição da Justiça. Darei continuidade ao que tenho feito até hoje como juíza. Quero prosseguir com coragem nessa nova etapa da missão", afirmou Martha Danyelle.

A escolha da magistrada seguiu as diretrizes da Resolução nº 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a ação afirmativa de gênero para o acesso de mulheres aos tribunais de 2º grau. Em sua fala, a desembargadora Lourdes Azevêdo, presidente do Comitê de Valorização Feminina do Poder Judiciário do RN, ressaltou o caráter histórico do momento. "A desembargadora Martha faz história por integrar a primeira lista exclusivamente feminina nos moldes da Resolução de 25 de janeiro", disse.

RECONHECIMENTO

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJ-RN, desembargador Ibanez Monteiro, que celebrou a posse por merecimento. "É uma conquista, uma realização, um reconhecimento profissional e uma recompensa pelo esforço e dedicação de toda uma história na magistratura", destacou o presidente.

O presidente da Associação de Magistrados do RN (Amarn), juiz Artur Cortez, também elogiou a lisura do processo de escolha e a representatividade da nova desembargadora.

Emocionada, a desembargadora Martha Danyelle fez uma menção especial ao desembargador aposentado Armando Ferreira, de quem foi assessora no início de sua carreira. "Sempre tive certeza que esse momento aconteceria na carreira da desembargadora Martha. Ela sempre foi uma pessoa dedicada, cumpridora das suas obrigações e devotada pela profissão", afirmou Ferreira.

CARREIRA

Natural de Natal e com 56 anos, a magistrada ingressou na magistratura potiguar em 1993. Em sua trajetória, passou por diversas comarcas e varas cíveis, atuou como juíza assessora da Presidência do TJRN e, mais recentemente, foi juíza suplente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Ela possui mestrado em Direito e Gestão de Conflitos e especializações em Poder Judiciário e Direito Processual Civil e Penal.

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário