Marcus Vinícius Furtado Coêlho é indicado pela OAB para receber a Medalha Rui Barbosa, maior honraria da advocacia brasileira

Marcus Vinícius Furtado Coêlho é indicado pela OAB para receber a Medalha Rui Barbosa, maior honraria da advocacia brasileira

O Conselho Federal da OAB aprovou, nesta terça-feira (2), o nome do membro honorário vitalício da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, para receber a Medalha Rui Barbosa. A honraria, considerada a mais alta comenda da advocacia brasileira, será entregue durante a Conferência Nacional da Advocacia, que ocorrerá no próximo ano, na Bahia.

O tributo ao membro honorário vitalício Marcus Vinicius Furtado Coêlho deve-se à sua trajetória marcada pela dedicação institucional ao Conselho Federal da OAB. “Há biografias que ajudam a sustentar uma parte do país. A dele é assim: esteve à frente da OAB nas grandes reformas legislativas, nos debates públicos mais difíceis, nas horas de tensão institucional em que esta Casa não podia hesitar”, destacou o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti.

Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que também é procurador constitucional e presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da Ordem, agradeceu ao Plenário e à diretoria do Conselho Federal pela sua aprovação ao recebimento da Medalha Rui Barbosa. “Eu receberei como uma homenagem a todos os presidentes da OAB, essa outorga que me será concedida. Sinto-me muito mais devedor da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade a que devo tudo o que tenho. E não o contrário”, disse.

O vice-presidente, Felipe Sarmento, enalteceu os serviços prestados não só ao sistema OAB, mas ao país. "Ao longo dos últimos 20 anos, nenhuma conquista da Ordem aconteceu sem a participação direta ou indireta de Marcos. Construtor de pontes, ele transformou a OAB".

A secretária-geral, Rose Morais, agradeceu a Marcus Vinicius Furtado Coêlho por ter dado o “primeiro passo” em direção à paridade de gênero na Ordem. "Se hoje temos tantas mulheres ocupando espaços, tantas mulheres tendo voz e vez no Conselho Federal, devemos a você. Eu sou testemunha do dia 17 de outubro de 2015, no lançamento do Plano de Valorização da Mulher Advogada. Nós lhe devemos muito. Porque essa caminhada linda de todas nós, mulheres advogadas, começou com o seu primeiro passo".

A já detentora da Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi relembrou o papel crucial de Marcus Vinicius Furtado Coêlho no fortalecimento das prerrogativas da advocacia, na inclusão dos honorários no Código de Processo Civil, e também comemorou a indicação da ministra Vera Lúcia. "Sinto que a paridade de gênero deve ser uma construção diária e permanente, com a visão que advogadas e advogados são defensores da cidadania".

Coordenadora do Colégio de Presidentes da OAB, a presidente da OAB-BA, Daniela Borges, discursou em nome dos 27 líderes das seccionais do Sistema OAB. Ela enfatizou que a homenagem a Marcus Vinicius Furtado Coêlho surgiu de uma base de muito trabalho, rigor intelectual, dedicação pública e profundo compromisso ético.

O conselheiro federal da OAB pelo Rio de Janeiro, Anderson Prezia, também saudou o homenageado enaltecendo seus valores humanos e os ensinamentos ao longo da caminhada. “O homem de bem espera o melhor de si, enquanto o medíocre espera o melhor dos outros”.

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário