Em defesa das prerrogativas da advocacia, procuradores da OAB acompanham CPMI do INSS

Em defesa das prerrogativas da advocacia, procuradores da OAB acompanham CPMI do INSS

Uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanhou a oitiva da CPMI do INSS nesta segunda-feira (3). Os representantes da OAB monitoraram os depoimentos prestados ao colegiado depois de sucessivos embates entre as defesas de depoentes e parlamentares.

No início da sessão, o presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana, cumprimentou os representantes da OAB e disse estar comprometido com o cumprimento e respeito às prerrogativas da advocacia.

A comitiva da Ordem foi composta pelo procurador-geral do OAB, Sérgio Rodrigues Leonardo; pelo procurador nacional de defesa das prerrogativas da OAB, Alex Sarkis; pelo presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Pedro Paulo Guerra de Medeiros; pelo diretor de Prerrogativas da OAB-DF, Newton Rubens de Oliveira; e pelo secretário-geral da OAB-DF, Rafael Teixeira Martins.

“O senador Carlos Viana demonstrou equilíbrio, responsabilidade institucional e respeito à advocacia. Sua postura reafirma o compromisso com os princípios constitucionais que regem o devido processo legal e o livre exercício da profissão”, afirmou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

Atos de desrespeito a advogados e advogadas durante oitivas anteriores motivaram o envio de ofício da entidade à presidência da CPMI e uma reunião entre Simonetti e o senador. “Atitudes como essa contribuem para a construção de um ambiente de respeito mútuo entre as instituições e reforçam a importância das prerrogativas como garantia do Estado Democrático de Direito”, completou o presidente da OAB.

Em um dos embates mais recentes, em 23 de outubro, o deputado federal José Medeiros (PL-MT) discutiu com a advogada Izabella Borges chamando-a de “advogada de quadrilha” e de “porta de cadeia”. O caso ocorreu durante a oitiva de Thaisa Hoffmann, esposa do ex-procurador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Virgílio Ribeiro de Oliveira.

Compartilhar:

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário