Beto Simonetti recebe Título de Cidadão Honorário de Minas Gerais: “compromisso com a advocacia e defesa da democracia”
O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti, foi agraciado nesta segunda-feira (15) com o Título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. A honraria, uma das maiores concedidas pelo estado, foi outorgada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL-MG) e a solenidade ocorreu no auditório da antiga sede da OAB-MG.
A proposição para a distinção partiu do deputado Professor Cleiton de Oliveira. A homenagem reconhece a contribuição relevante de Simonetti para o estado, especialmente seu compromisso com a advocacia mineira e a defesa contínua da democracia no país.
RECONHECIMENTO
O deputado Cleiton de Oliveira destacou a trajetória de Simonetti, enaltecendo sua liderança: "Sua liderança reflete a independência de quem não se dobra ao arbítrio e a solidariedade de quem compreende que o advogado, ao defender seu cliente, defende a própria República e a própria democracia, com uma atuação mineiramente conciliadora. Minas Gerais, o Brasil e toda a advocacia reconhecem e aplaudem sua contribuição."
Em seu discurso de agradecimento, Beto Simonetti expressou profunda emoção e firmou um compromisso público com o estado. "Recebo este título como quem recebe um legado espiritual. Prometo honrar Minas Gerais com trabalho, lealdade e compromisso público. Prometo defender a democracia, a Constituição e a dignidade da advocacia com o mesmo espirito que guiou aqueles que fizeram desta terra um farol de consciência nacional. Hoje, Minas me dá um nome. E eu, emocionado e grato, ofereço a Minas o meu compromisso", declarou.
ADVOCACIA VALORIZADA
Gustavo Chalfun, presidente da OAB-MG, reforçou a relevância do título como um reconhecimento da própria classe. "Minas é certamente sua devedora e precisava, de algum modo, repor essa dívida, quitá-la e homenageá-lo. Quero, em nome da advocacia de Minas Gerais, agradecer o carinho da Assembleia Legislativa. Reconhecer o Presidente Beto Simonetti, empregar um Título de Cidadania Honorária Mineira, significa valorizar a advocacia", afirmou Chalfun.
Beto Simonetti é advogado com 24 anos de dedicação à área e já ocupou diversos cargos de destaque no Sistema OAB, incluindo Secretário-Geral e Coordenador Nacional do Exame da Ordem na gestão 2019-2022.
A mesa de honra contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Secretária-Geral do CFOAB, Rose Morais, o Procurador-Geral, Sérgio Leonardo, e o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), José Afrânio Vilela. O evento foi prestigiado, ainda, por representantes do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) e do Ministério Público.
Comentários (0)
Deixe seu comentário