Após decisão do STJ, Justiça do Rio expede alvará de soltura para Oruam que deve cumprir cautelares e usar tornozeleira
O cantor Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, recebeu um alvará de soltura nesta segunda-feira (29) e deve deixar a Penitenciária Serrano Neves, em Bangu, no Rio de Janeiro. A decisão, concedida na sexta-feira (26/9) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogou a prisão preventiva do rapper.
Oruam, que estava detido desde 22 de julho, responderá aos sete crimes pelos quais foi indiciado em liberdade, aguardando o julgamento final de seu recurso. O rapper MC Poze do Rodo, que também já havia recebido apoio de Oruam em sua própria soltura, foi até o local para acompanhar a saída do amigo.
MEDIDAS CAUTELARES
O ministro Joel Ilan Paciornik, relator do caso no STJ, determinou a substituição da prisão por uma série de medidas cautelares. A decisão, segundo ele, foi baseada na ausência de "dados concretos" que justificassem a prisão preventiva. O ministro afirmou que os fundamentos usados para a prisão eram genéricos, relacionados à "gravidade abstrata do crime de tráfico de drogas".
Paciornik também destacou que a quantidade de entorpecentes apreendida – 73 gramas de cocaína – não seria relevante o suficiente para justificar a prisão cautelar, especialmente considerando a primariedade e os bons antecedentes do cantor.
Para o ministro, o juiz de primeira instância utilizou argumentos vagos para justificar o risco de novas práticas criminosas e de fuga, "sendo que o recorrente é primário e teria se apresentado espontaneamente para o cumprimento do mandado de prisão".
As restrições impostas a Oruam incluem:
- Comparecimento mensal em juízo;
- Manutenção de residência fixa;
- Proibição de acesso a áreas como o Complexo do Alemão;
- Proibição de contato com os demais acusados e com um adolescente citado no processo;
- estrição de viagem por mais de sete dias sem autorização judicial;
- Recolhimento domiciliar noturno;
- Uso de tornozeleira eletrônica.
Comentários (0)
Deixe seu comentário